10+ dicas para conseguir boas ideias.
Enquanto para uma imensa parcela de autores inéditos publicar o primeiro livro é a principal preocupação, para outros o grande desafio está em achar a história perfeita para o livro. Na criação literária, a busca pela melhor ideia antece, e muito, a busca pela melhor editora. Mas há alguns truques que nos ajudam a estar mais perceptíveis à presença de ideias – se não a ideia perfeita, com certeza boas ideias irão surgir se você tiver o estímulo necessário. Veja abaixo 10+ dicas para conseguir boas ideias.
1. Não desperdice boas ideias
Há um velho ditado que diz que o ótimo é inimigo do bom. Não fique esperando pela IDEIA que irá transformá-lo na nova sensação da literatura do dia para a noite. Ideias simples, quando bem aproveitadas e construídas, rendem bem mais do que ideias absurdamente maravilhosas que não foram bem desenvolvidas. Por isso agarre uma ideia boa quando ela aparecer à sua frente em vez de deixá-la passar esperando pela próxima, que poderá ser a “ideia ótima” que você imagina que está a caminho.
2. Preste atenção ao seu redor
Fique atento à sua volta, o tempo todo. Fones de ouvido são grandes inimigos de escritores. Enquanto você relaxa ouvindo as novas músicas da sua banda favorita, várias ideias circulam por onde você está, passam pertinho ou até mesmo esbarram no seu ombro. Mas, infelizmente, você está tão distraído que sequer as ouve sussurrarem em seu ouvido. Portanto, deixe os fones de ouvido em casa e, em locais públicos, abra bem os ouvidos para o que é dito à sua volta. A literatura está por toda parte. Quem sabe não há boas ideias tentando lhe sussurrar algo?
3. Músicas sugerem boas ideias
Ao contrário do que possa parecer, a dica anterior não quer dizer para você simplesmente ignorar a música – apenas para não deixá-la desviar sua atenção do que acontece em seu entorno. Mas música também é uma rica fonte de criação literária. Um simples verso ou refrão, que talvez você já tenha ouvido inúmeras vezes, eis que de repente faz irromper em sua mente uma bela ideia para um livro. Ou, talvez, uma música inteira pode virar uma história, como é o caso de Como se não houvesse amanhã – 20 contos inspirados em músicas da Legião Urbana eO Livro Branco – 19 contos inspirados em músicas dos Beatles + Bonus Track, ambos organizados por Henrique Rodrigues. Como você pode ver, música e literatura são ótimos parceiros.
4. Sua espera pode valer algumas boas ideias
Salas de espera são ótimos lugares para ideias se esconderem. Principalmente quando estão cheias. Consultórios médicos costumam atrair pessoas dispostas a compartilharem seus problemas com completos desconhecidos, daí o que você precisa fazer é apenas pegar uma revista e fingir estar lendo mas com o ouvido ligado nas diversas conversas paralelas. Então, é só se concentrar na que parecer mais interessante e com mais potencial de virar literatura. Ou aproveitar um pedacinho de uma, um detalhe de outra e deixar a imaginação, e a escrita criativa, fazerem o resto.
5. Brigas instigam a imaginação
Brigas não são necessariamente as situações mais agradáveis de se presenciar. Mas se acontecer de você estar caminhando e dar de cara com um casal parado no ponto de ônibus, numa discussão sem fim, e de repente a garota soltar um “jamais imaginei que você fosse capaz de fazer algo tão abominável assim”, essa é uma boa oportunidade de você se abaixar e fingir estar amarrando o cadarço do tênis (ou atendendo o celular, procurando algo na bolsa, qualquer coisa). E, mesmo que o “abominável” acabe não sendo revelado (ou não se mostre tão “abominável” assim), sua imaginação já começou a funcionar e você tem um ótimo início para um conto, por exemplo.
7. Comece pelo título
8. Não deixe os sonhos irem embora ao despertar
9. Suas batalhas virtuais podem render boas histórias
Muita gente já percebeu que jogos são o ambiente perfeito para criar histórias. Não apenas quem joga RPG, um excelente cenário para novas ideias, mas também videogames. Mas isso seria plágio, você pode estar pensando, afinal a história do game já está toda ali. Não se você tentar imaginar qual a verdadeira história daquele personagem secundário que faz apenas uma rápida participação no jogo. Ou então adaptar o conflito central para uma outra situação, ou época. Por exemplo, e se uma história que se passa no ano de 2057 fosse recriada para se passar no ano de 1818? Alguns exemplos de games que foram transformados em livros são World of Warcraft e Assassin’s Creed, esse último baseada na famosa série de ação e estratégia e que já vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo.
10. Acompanhe o noticiário
A vida real costuma surpreender com histórias que pensávamos ser possível apenas na literatura. Diz-se que a vida imita a arte, mas não raro a arte também pode imitar a vida. Notícias de jornal ou revista rendem bons argumentos para uma história, basta acrescentar um pouco de imaginação aqui, uns detalhes fictícios acolá. Ações e reações inesperadas de pessoas da vida real podem render boas motivacões para seus personagens fictícios. Moacyr Scliar é um exemplo de escritor que muito se inspirou no cotidiano exposto na midia para compor sua ficção.
11. Escreva sobre não saber o que escrever
Já pensou em usar sua escrita criativa para falar sobre o óbvio? Nesse caso, o óbvio é que você não encontra uma ideia que considere boa para seu livro. Então talvez seja o momento de escrever sobre isso: um escritor com bloqueio criativo que, por mais que procure, não encontra a ideia perfeita. Não estamos falando aqui de autobiografia (apesar de muitos considerarem que toda obra literária é uma obra autobiográfica, a seu modo). Mas de um situação real que pode ser expandida com o uso da imaginação e da criação literária. Então, vez por outra talvez valha a pena olhar para o próprio umbigo em busca de boas ideias.
James Scott Bell, em seu livro Plot and Structure, apresenta outras dicas de onde procurar por boas ideias para desenvolver uma história.
ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM