O que são writing prompts?
Criatividade é um elemento essencial à criação literária, mas não apenas a ela. Todo profissional que trabalha com texto não pode dispensar uma pitada de criatividade em seu dia a dia. Alguns, é claro, mais do que outros. Escritores, publicitários e roteiristas, entre outros, fazem dela sua matéria-prima. Mas mesmo outras categorias, como jornalistas, que à primeira vista podem parecer prescindir do elemento criativo, fazem uso de suas técnicas vez por outra – em um título atraente, na forma de construir a notícia, e aí por diante. Nesse artigo vou falar um pouco de uma técnica de estímulo à criatividade que é útil a todos esses profissionais, e muito outros.
Essa tal criatividade
Partindo da ideia de que é possível estimular a criatividade, foram desenvolvidas inúmeras técnicas e inúmeros exercícios com o intuito de trabalhar pontos-chave do nosso cérebro. Assim como em outras atividades, quanto mais se exercita a escrita, mais ela se desenvolve e melhores resultados apresenta. E não basta recorrer a tais expedientes apenas no momento em que sentimos alguma dificuldade. Agir profilaticamente é a melhor maneira de estarmos em forma para os desafios que virão, seja escrever um livro, um roteiro ou apenas uma apresentação.
Mas o que são writing prompts?
Em literatura há um tipo de exercício muito utilizado por escritores, sejam eles consagrados, novatos ou ainda aspirantes a um lugar ao sol no mercado editorial – embora profissionais de outras áreas também costumem utilizá-lo. São os writing prompts, tópicos que são dados com o objetivo de fornecer uma ideia que ajude a iniciar um processo criativo. Pode ser uma simples palavra, uma frase, um trecho de diálogo, um parágrafo inteiro ou mesmo uma foto.
Um writing prompt costuma conter uma questão que deve ser respondida, ou complementada, a fim de exercitar uma determinada habilidade de escrita.Há writing prompts para as mais diversas circunstâncias: fornecer uma ideia inicial para uma história, desenvolver personagens, criar uma situação específica de enredo… E cada um trabalha uma determinada aptidão da criação literária. Ainda não encontrei em português uma tradução definitiva para o termo.
Veja alguns writing prompts
Alguns exemplos de writing prompts que fornecem um início de história:
- Ele não a via desde o colégio e agora…
- Entrar naquele restaurante definitivamente não havia sido uma boa ideia.
- Por mais que tentasse ele não conseguia se lembrar onde havia guardado…
Alguns exemplos de writing prompts que apresentam uma situação a ser desenvolvida:
- Ela entrou no carro, girou a chave e nada aconteceu. Olhou para o banco de trás e então lembrou-se de que o havia esquecido ali a noite inteira.
- As três crianças entraram no cinema enquanto a mãe comprava pipoca e tentava resolver um problema de trabalho pelo celular. Ao se virar, esbarrou na pessoa mais esquisita que já vira na vida.
- Eram três horas da manhã e a quinta vez que a televisão ligava sem que tivesse sido programada para isso. Aquilo já estava se tornando assustador.
Para mais writing prompts visite sempre a nossa página com exercícios sempre atualizados. Outro site em que é possível encontrar exemplos interessantes de writing prompts é esse aqui, apesar de ser em inglês.
Não deixe de baixar nosso ebook GRATUITO com vários writing prompts para praticar:
ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM