Dia das Crianças é dia de livro.
Que tal sair do lugar comum e nesse dia das crianças dar um livro de presente? Ao contrário dos brinquedos, que perdem o interesse depois de ultrapassada a faixa etária, os livros acompanham o ser humano ao longo de toda a vida – inclusive, e principalmente, os infantis. São eles que nos ajudam a criar nossa ideia de mundo, enfrentar nossos medos, perceber os que estão à nossa volta e construir nossos sonhos. Gostou da ideia? Então veja abaixo as sugestões que o blog preparou para você:
Conheça os livros que estão na foto (da esquerda para a direita):
O Dono da Lua, de Ronize Aline, ilustrações de Martha Werneck
Uma noite Nick olha para o céu e não vê a Lua. Nas noites seguintes, nem sinal dela… e nem era época de Lua nova! O menino ficou intrigado e resolveu partir em seu resgate. Subiu o morro mais alto que conhecia e lá no topo encontrou uma casa caindo aos pedaços de tão velha, onde morava um velho mais velho ainda. Este era o dono da Lua, apenas um velho cansado que se recusava a continuar levando e trazendo a Lua para lá e para cá. Mas Nick, que sempre foi um menino muito esperto, encontra uma maneira para ajudá-lo nessa tarefa…
Nina e a Lamparina, de Claudia Nina com ilustrações de Cecília Murgel
Minha Festa de Faz de Conta, de Carolina Villaça Parker e Cristina Villaça, ilustrações de Cristina Villaça
Nesta obra, dedicada principalmente ao público infantil, as autoras Cristina e Carolina Villaça – mãe e filha – preparam receitas nas quais misturam ingredientes, folclore, fábulas, episódios que marcaram cada infância, além de uma pitada de entusiasmo no preparo das guloseimas. A obra faz referência a alguns clássicos da literatura infantil mundial, como Alice no país das maravilhas, Sítio do Picapau Amarelo, Chapeuzinho Vermelho, além de fábulas com princesas, príncipes, animais e outros seres da floresta.
Aniversário no Cemitério, de Alexandre de Castro Gomes, ilustrações de Cris Alhadeff
Com um quê de Tim Burton à brasileira, este livro apresenta em versos os detalhes divertidíssimos dessa festa sui generis. Já imaginou uma festança com muita gente morta, caixão de madeira e coroas de flores? Dentre os convidados, o fantasma do monge, o Lobisomem, uma bruxa feiosa e outras figurinhas vindas do necrotério. Detalhes excêntricos à parte, a celebração se revela não muito diferente de qualquer outra, com direito a cena de ciúme e reclamação dos vizinhos.
Sacita, de Andréa Pernambuco Toledo, ilustrações de Pedro Pernambuco Toledo
Nesta história são contadas as peripécias e aventuras de uma saci menina esperta, curiosa e cheia de energia.
A Princesa e os Sapos, de Celina Portocarrero, ilustrações de Juliana Fiorese
Durante a busca do seu par perfeito uma princesa encontra vários sapos, mas precisa descobrir qual deles é o verdadeiro príncipe. Entre bruxas, fadas e um lindo pomar, é a poesia que vai orientar a sua aventura pelo bosque.
Meu Amigo Partiu, de Andréa Viviana Taubman, ilustrações de Sandra Ronca
Um menino perde seu melhor amigo de sala de aula e, por meio de rimas, escreve para ele desafogando em palavras a falta que ele faz. Uma bela história, repleta de ilustrações que mostram o valor de uma amizade sem fronteiras.
Amizade Desenhada, de Ana Cristina Melo, ilustrações de Cris Alhadeff
Rita é uma criança calma, que adora desenhar. Um dia foi para escola, seus amigos implicavam com seu jeito quieto. Até que Violeta entra na sua turma, uma menina falante, que falava pelas duas. Nasce, nesse momento, uma grande amizade a celebrar as diferenças entre as pessoas.
Você já tinha pensado em dar livro de presente no dia das crianças?
ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM