Como transformar um conto em romance.
Você tem uma ideia, acha que ela dará uma boa história de ficção e resolve colocá-la no papel. Ao final, tem em mãos um conto que, à primeira vista, lhe satisfaz. Mas à medida que lê novamente seu texto, algo o incomoda. E então você percebe que a história parece incompleta, você sente falta de desenvolver alguns pontos, na verdade muitos pontos. Eis o grande veredito: você acha que sua ideia daria um bom romance. E agora? Como transformar um conto em romance? Nesse artigo você encontrará algumas dicas de como aproveitar o texto já escrito para desenvolver algo mais longo e com características diversas.
Como transformar um conto em romance
Você escreveu um conto e agora quer transformá-lo em um romance, as não sabe por onde começar. Expandir uma história curta para transformá-la em um romance envolve pensar a partir de uma estrutura diferente, necessidades diferentes, objetivos diferentes e técnicas diferentes. Não basta simplesmente aumentar o tamanho do texto, ou mesmo incluir novas passagens em meio à narrativa. Há certos ajustes que precisam ser feitos para que o novo texto não se torne um amontoado de remendos, um verdadeiro Frankenstein. Veja abaixo sugestões de como fazer essa transposição.
Desconstrua o texto original
Faça uma primeira leitura do seu conto. Marque os pontos que lhe incomodam e tente entender por quê. Estão superficiais, enfadonhos, pouco instigantes? Analise a sequência de eventos: eles fazem sentido? Pense como eles podem ser expandidos para uma história maior e identifique onde, exatamente, podem ser adicionados detalhes e outros desenvolvimentos
Aprimore seus personagens
Estude seus personagens cuidadosamente. Eles parecem seres reais? Comportam-se como pessoas de verdade, falando e agindo de forma crível. Pegue cada um deles separadamente e desenvolva características, habilidades e atitudes até que você sinta como se eles se parecem com pessoas que você conheceria de fato.
Crie um novo esboço
A partir de sua análise, trace um plano para estruturar sua transposição. Crie um novo esqueleto, dessa vez tendo em mente que você irá escrever um romance, o que inclui mais cenas, mais personagens, mais descrições, mais detalhes. Estruture cada um dos capítulos que escreverá e distribua neles eventos que já façam parte do seu conto, criando outros novos para preencher os buracos narrativos. Mas não se esqueça que um esboço não é uma camisa de força. À medida que for escrevendo, seu texto ganhará vida e muito do que foi planejado poderá mudar.
Dê um novo ritmo à história
Apesar de que em alguns momentos você irá preencher buracos da sua história para que ela se transforme em um romance, a transposição não se resume a isso. Cada gênero tem um ritmo, e o do romance é mais lento. O que no conto era a própria história, no romance pode ser apenas como o livro começa. No romance você tem mais tempo para aprofundar os personagens, gastar mais tempo com suas motivações e ações, e alternar momentos de ação com momentos descritivos. Os cenários ganham muito mais importância, com descrições, as cores, os cheiros e como interferem na narrativa.
Então, já pensou em transformar um conto em romance?
ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM