Como criar títulos interessantes.
Costuma-se dizer que não se deve julgar um livro pela capa, no entanto, a capa é a primeira coisa que o leitor vê da obra. E o título exerce papel fundamental na escolha e na lembrança dos leitores. Títulos interessantes, instigantes, inesquecíveis desempenham importante papel no processo decisório de compra. Mas é preciso que o título esteja diretamente relacionado ao enredo da sua história, do contrário o leitor se frustrará com a leitura, achando que você não prometeu o que cumpriu. Por isso, embora o título possa ser definido a qualquer momento do processo criativo, o usual é que isso aconteça ao final, quando a obra já foi finalizada e o autor sabe exatamente o que tem em mãos. Nesse artigo veja algumas dicas para criar um título interessante e aprenda a desenvolver um processo criativo para isso.
Títulos de livros: processo criativo
Embora possa haver casos em que o título “apareça” para o autor antes da história, o mais comum é o contrário. O título deve ser relevante para a história, por isso é preciso que primeiro você tenha escrito a história para somente depois pensar que título melhor a traduziria. Pode ser que no texto haja alguma frase especialmente significativa para o enredo e, ao mesmo tempo, sonora. Por que não aproveitar uma parte dela como título? Em outras situações, um jogo de palavras ou rimas pode funcionar, mas é preciso ter certeza de que seja condizente com o público que pretende alcançar. Por exemplo, o livro infantil A Graça garça, de Helena Gomes (Editora Escrita Fina) traz ao mesmo tempo a aliteração da letra G e a rima das duas palavras.
Um bom título deve cumprir duas funções básicas:
- Descrever rapidamente sobre o que é o seu livro
- Capturar imediatamente a atenção do leitor e fazê-lo abrir o livro para descobrir mais
Veja alguns elementos que compõem um bom título:
- Linguagem poética: alguns grandes titulos utilizam elementos poéticos na sua construção. É o caso, por exemplo, de E o vento levou, O morro dos ventos uivantes e A morte e a morte de Quincas Berro d’Água.
- Palavras de ação: títulos que sugerem ação costumam funcionar muito bem para histórias que contenham cenas épicas ou de aventura. É o caso de As aventuras de Tom Saywer e A Guerra dos Tronos.
- Nomes de personagens: usar nomes de personagens em títulos costuma reforçar alguma característica (ou destino) do protagonista. Temos como exemplo O curioso caso de Benjamin Button e toda a série Harry Potter.
- Títulos peculiares : titulos que trazem referências ou associações inusitadas, contradições ou situações inesperadas são eficientes em despertar o interesse. É o caso de Eram os deuses astronautas? e Entrevista com o vampiro.
Como construir títulos interessantes em 7 passos
- Procure nas livrarias e internet livros que sejam do mesmo gênero do que você está escrevendo. Anote o título de uns vinte deles e separe os que lhe chamaram a atenção. Olhe com atenção cada um deles e tente identificar por que lhe atraíram, o que têm que despertaram seu interesse, o que exatamente você gostou neles. Agora olhe para a outra lista e perceba por que não gostou deles, o que soou estranho em cada um.
- Pegue uma folha de papel e trace três colunas: substantivos, verbos e adjetivos. Pense sobre o seu livro e faça uma lista de palavras relacionadas a ela seguindo a categorização anterior. Pense em palavras que podem descrever ou sugerir o cenário. Preste atenção em cada um de seus personagens principais e escreva palavras relacionadas a eles. Então pense sobre a ação da história e escolha verbos relacionados a ela.
- Não se limite. Escreva tudo o que lhe vier à mente e deixe para fazer a seleção mais tarde. Use palavras visuais que podem sugerir uma cena, palavras que evocam uma emoção, uma sensação, que traga algum questionamento. Se você conseguir chegar a 60 palavras, pelo menos, maravilha!
- Veja se alguma das palavras funcionaria sozinha como título. Em seguida, experimente fazer várias combinações entre elas: adjetivo-substantivo, verbo-substantivo. Continue combinando as palavras até achar que tem uma boa lista em mãos.
- Reveja sua lista e observe se há algo que você gostaria de incluir. Faça uma triagem para chegar a uma pequena relação de três a cinco títulos.
- Mostre essa pequena lista a amigos ou leitores em potencial de seu livro, pessoas que conhecem o gênero sobre o qual você escreveu e que se interessariam em lê-lo. Peça para escolherem o título que mais os faria quererem comprar o livro.
- Pegue o mais votado (ou mais votados) e compare com a sua relação de títulos já publicados e que mais o atraíram. Não há nenhum similar? Você incluiria o seu título na relação dos mais lhe despertaram o interesse? Está satisfeito com a sua escolha? Pronto, agora seu livro já tem um título.
ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA PARA TORNAR A SUA HISTÓRIA IRRESISTÍVEL PARA O LEITOR? EU POSSO TE AJUDAR COM A LEITURA CRÍTICA, O COPIDESQUE OU O COACHING LITERÁRIO.
PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA UM ORÇAMENTO.
ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM