Prêmio Barco a Vapor: inscrições abertas.
Concursos literários são uma boa maneira de entrar no mercado editorial. São vários os exemplos de escritores que tiveram seu primeiro livro publicado graças a um prêmio e depois desenvolveram sólida carreira na área. Alguns concursos são exclusivos para autores inéditos, como forma de descobrir novos talentos. Outros aceitam obras de autores já publicados, estimulando a produção em gêneros específicos, como é o caso do 10º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil 2014, promovido pelas Edições SM e que está com inscrições abertas. Leia o artigo abaixo para saber mais sobre o concurso.
Participe do Prêmio Barco a Vapor
Esse é o décimo ano que o Prêmio Barco a Vapor acontece no Brasil. Criado em 1978 na Espanha para descobrir novos talentos e estimular a produção literária nacional, atualmente é promovido nos nove países onde o Grupo SM atua: Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha, além do Brasil. A 10ª edição já está com inscrições abertas e os originais podem ser enviados até o dia 31 de janeiro de 2014. O vencedor recebe R$30.000,00 (trinta mil reais) como adiantamento de direitos autorais, além de ter o livro publicado na coleção Barco a Vapor, das Edições SM.
São aceitas obras de ficção nos gêneros romance, novela e narrativa breve, sempre voltados para os públicos infantil e juvenil. Os autores não precisam ser inéditos, mas as obras inscritas não podem ter sido publicadas anteriormente, na sua totalidade ou parcialmente, de nenhuma forma e em nenhuma mídia: antologias, coletâneas, jornais, revistas, livros, sites e outros. Cada candidato pode inscrever até dois originais, que devem estar em língua portuguesa.
A coleção Barco a Vapor conta com quatro séries, divididas de acordo com a faixa etária do público leitor. A série Branca é voltada para o leitor iniciante, a partir dos seis anos; a série Azul, para o leitor em processo, a partir dos oito anos; a série Laranja, para o leitor fluente, a partir dos dez anos, e a série Vermelha é voltada para o leitor crítico, a partir dos 12 anos. Cada série tem seu limite de caracteres aceitos por obra, que podem ser conferidos no regulamento.
É escolhida apenas uma obra vencedora e o autor assina contrato de edição com as Edições SM pelo período de sete anos. Por ocasião da assinatura do contrato, recebe o adiantamento de R$30.000,00. Mesmo os originais que não forem escolhidos podem vir a ser contratados pela editora, que tem a preferência dos direitos de publicação das obras inscritas pelo prazo de três meses. As obras, submetidas sob pseudônimo, devem ser enviadas pelo site do prêmio, depois de realizado o cadastro do autor.
Os nove vencedores do Prêmio Barco a Vapor no Brasil foram: 2013 – O garoto que engolia palavras, de Isabela Noronha; 2012 – A inacreditável história do diminuto senhor minúsculo, de Marcílio Godói; 2011 – O coelho que não sabia gatês, de Thiago Irley; 2010 – A guardiã dos segredos de família, de Stella Maris Rezende; 2009 – O sumiço da pantufa, de Mariângela Haddad; 2008 – Pivetim, de Délcio Teobaldo; 2007 – A distância das coisas, de Flávio Carneiro; 2006 – Era mais uma vez outra vez, de Glaucia Lewicki, e 2005 – O rapaz que não era de Liverpool, de Caio Riter.
Está esperando o que para participar? Para outras informações, visite o site do Prêmio Barco a Vapor.
ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM