O Conexão Autor tem o prazer de ter como parceira a Editora Bambolê, uma jovem editora que tem mostrado seriedade e muita qualidade em todos os seus lançamentos. E a resenha de hoje é de um livro infantil que terá lançamento amanhã no Rio de Janeiro e antecipa o clima das Olimpíadas na cidade: A olimpíada dos bichos e outros contos animais, de Silvia Flauzino com ilustrações de André Flauzino.
Dando a largada para a olimpíada dos bichos
Fábulas são histórias cujos personagens são geralmente animais com características humanas, e há tempos povoam nosso imaginário. Não é preciso pensar muito para lembrar de algumas, como “A raposa e as uvas”, “A cigarra e a formiga” e “A lebre e a tartaruga”. Esta última, um exemplo perfeito do espírito lúdico que permeia A olimpíada dos bichos e outros contos animais.
Na história que dá título ao livro, a capivara e a anta conversam sobre a olimpíada promovida pela onça. A primeira esnoba a competição enquanto a segunda mostra-se animada com o prêmio – um mistério que só será desvendado ao final. Silvia trabalha muito bem os elementos comuns às fábulas de outrora, como a astúcia, explorando ao longo da história as peculiaridades de cada animal. Borboletas, mariposas, araras, tucanos, boto-rosa, peixe-boi, tamanduá, porco do mato, tatu, lobo-guará e mico-leão-dourado são alguns dos bichos que aparecem para a competição.
No segundo conto do livro, “Barulho na floresta”, o humor leve e infantil dá a tônica da narrativa. A singeleza e a simplicidade ganham forma e intensidade na escrita dinâmica da autora, que acompanha o passo e o compasso dos próprios animais. E as ilustrações de André, que na primeira história já haviam se mostrado parte indissociável da narrativa, aqui ganham ainda mais movimento numa integração perfeita entre traço e letra – um casamento que ultrapassa os limites da vida real e adentra as páginas do livro. Não há o “espaço” do texto e o “espaço” da ilustração. Ambos entrelaçam-se na página para construir uma história que provoca aquele riso leve ao final.
“Espeto e o espinho”, que fecha A olimpíada dos bichos…, é um conto que celebra a cooperação, a superação das diferenças e a possibilidade da amizade mesmo sob circunstâncias adversas. Espeto, o porco-espinho, vê-se isolado devido à sua natureza um tanto quanto “espinhosa”. Até o momento em que o inesperado se apresenta e a história dá uma reviravolta. Uma escolha acertada para o conto de fechamento, uma história que enaltece a possibilidade de convivência harmoniosa entre os diferentes.
A olimpíada dos bichos e outros contos animais é um daqueles livros para se ler e reler várias vezes. Traz o gene das boas histórias que ultrapassam gerações e continuam encantando os pequenos leitores. Silvia e André construíram uma obra irresistível que conta com um projeto gráfico que valoriza ainda mais as narrativas.
Lançamento
Data: 30 de abril de 2016
Local: Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97, Rio de Janeiro)
Horário: 16 horas
A olimpíada dos bichos e outros contos animais
Silvia Flauzino
Ilustrações de André Flauzino
Editora Bambolê, 2016
32 páginas
Você pode comprar A olimpíada dos bichos e outros contos animais aqui.
ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM