Nenhuma mãe ou pai deveria ter que que enterrar um filho, diz sabiamente o dito popular. Sobrevivermos a quem deveria descender-nos por muitos anos ainda é dor que não se calcula. A menos que se tenha passado por ela. Escrevo essa resenha com os olhos cheios de água ao lado de meu filhote de nove anos, o coração repleto de amor. Amor que transborda pelas páginas do livro Tenho um amigo, de Sandra Ronca e Hugo Ronca Cavalcanti, fruto dessa perda que não se mede, mas com a qual é possível construir algo transformador.
Um amigo chamado Hugo
Em 2008, a escritora e ilustradora Sandra Ronca viveu o pior temor de uma mãe: ver seu filho partir. Hugo tinha 12 anos na época e Sandra quis transformar a dor da perda em palavras. Começou com um texto leve e poético, mas foi seguido por uma aquarela intitulada “4 de maio”, o dia de aniversário de Hugo. O que começou como uma catarse virou um projeto. Novas imagens se seguiram e a ideia de um livro foi tomando forma aos poucos.
Mas Hugo não está presente no livro apenas como foco da homenenagem de sua mãe. Seu nome aparece também como autor porque Sandra incorporou às suas próprias ilustrações desenhos feitos por Hugo a lápis e esferográfica em seus cadernos e livros. Uma parceria forjada no amor maior de um filho e uma mãe com o objetivo de levar literatura e arte para as crianças e falar de um tema difícil, como a perda. E de como é possível manter viva a presença daqueles que amamos.
O livro, que começou a ser elaborado em 2008 e foi lançado na Bienal Internacional do Livro do Rio deste ano, fala do amor de perto e do amor de longe. Do amor de perto porque lembra da amizade entre mãe e filho, dos momentos compartilhados como o brownie de chocolate, a poesia, os desenhos… Do amor de longe porque transforma a saudade em amor maior, daqueles que não morrem e que fazem florescer: outros amores, amizades e um livro que busca inspirar os que já não mais encontram inspiração na vida.
“Tenho um amigo que me abraça; me inspira; me faz sentir rainha, mesmo sem coroa. Fada que não voa”, nos encanta o texto.
Todo o projeto gráfico contribui fazer de Tenho um amigo uma experiência singular. É como se mergulhássemos no mundo de Hugo e conhecêssemos seus amigos, seus piratas, seus guerreiros, seus sorrisos, seus carinhos, sua família, suas histórias… como se, de repente, Hugo fosse também nosso amigo. Sandra nos empresta seu Hugo e nos permite também participar de seus momentos.
As aquarelas de Sandra e os desenhos de Hugo se entrelaçam de forma perfeita e compõem uma única história: uma história de troca, de superação, de vida, de mãe e filho, de amigo do peito, uma história de um amor que ultrapassa qualquer limite e que rompe as páginas do livro e instala-se dentro do coração de cada leitor.
O projeto Tenho um amigo, Abraço em forma de livro tem como objetivo alcançar muitos corações pelo país. Por isso, para cada livro comprado, um é doado a uma Biblioteca Comunitária, espaço ou projeto de leitura. Para recebê-lo, a instituição deve se inscrever pelo email tenhoumamigo@sandraronca.com.br. É o amigo Hugo espalhando seu amor Brasil afora.
Tenho um amigo
Sandra Ronca
Ilustrações de Sandra Ronca e Hugo Ronca Cavalcanti
Ed. Sandra Ronca, 2016
Veja outros livros de Sandra Ronca:
ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM