Uma técnica narrativa muito utilizada para fazer o texto fluir naturalmente durante a leitura é a transição de cena. Neste post vamos entender o que é a transição de cena e como utilizá-la em uma história de ficção.
Afinal, o que é transição de cena?
Se pensarmos na estrutura narrativa como o esqueleto da nossa história, podemos dizer que as cenas são as células que compõem o corpo. Cada tipo de cena desempenha um papel diferente na história, mas não basta colocá-las juntas para ter uma trama coesa. É necessário conectá-las para criar um fluxo suave entre os momentos da vida dos personagens. A isso damos o nome de transição de cena: passagens que acontecem no início ou fim de uma cena onde trabalha-se a mudança do tempo, espaço, ponto de vista e outros aspectos importantes.
O momento mais fácil de se reconhecer uma transição é no início da cena, quando os leitores irão perceber a mudança ocorrida, seja no tempo, espaço ou outro fator. Mas como tornar essa transição clara no início da cena?
A primeira coisa é se certificar de que cada cena está conectada com a anterior. O final de uma cena lembra aos leitores que você está concluindo algo (pelo menos temporariamente), oferecendo uma quebra nos eventos anteriores para provocar uma mudança nos personagens ou mesmo no plot. Então o início da próxima cena deve sinalizar que as mudanças aconteceram.
E para sinalizar essas mudanças, a primeira coisa a fazer é orientar os leitores sobre onde o protagonista e os outros personagens estão em relação à cena anterior. E “condensar o tempo” é um recurso para cobrir os pontos da história que interessam sem aborrecer o leitor com detalhes excessivos.
Exemplo: Algumas horas depois que deixamos a cidade e chegamos àquela casa abandonada em meio à natureza selvagem, comecei a me perguntar se havia feito a coisa certa.
Nesse trecho estão condensadas as horas que se passaram durante a viagem bem como a jornada do ponto A ao ponto B. Se não há nada que aconteça ao longo da jornada que interfira na história, não há necessidade de narrá-la. Os leitores já entenderam que houve passagem de tempo e mudança de cenário. Mas certifique-se de que não há mesmo nada no trecho condensado que vá fazer falta ao plot.
Como usar transição de cena?
E quais são os recursos narrativos que podemos utilizar para construir uma transição que sinalize aos leitores que houve mudança de cena? Abaixo veremos alguns dos tipos de transições possíveis.
Para condensar o tempo, pode-se usar as seguintes técnicas:
- Resumo narrativo: como o exemplo acima.
- Diálogo: Eu não o vejo desde que tivemos aquela briga e ele me disse que nunca me perdoaria pelo que causei àquela família.
- Cenário: A pequena muda que ela plantou da última vez em que estivemos lá era agora uma árvore grande e frondosa.
Para mudar o cenário, pode-se usar as seguintes técnicas:
- Selecionar detalhes do novo cenário que tornem a descrição interessante e façam sentido para a história.
- Permitir que o protagonista interaja com o cenário assim que possível.
- Permitir que o protagonista expresse opiniões sobre o cenário.
- Permitir que o cenário reflita o humor e os sentimentos do protagonista.
Nem todas as cenas requerem uma mudança de cenário. O protagonista pode estar na mesma locação da cena anterior mas demonstrar que algo está diferente, algo na atmosfera ou no humor. Isso pode ser feito:
- Por meio do tempo atmosférico, como mudança de estação ou época do ano.
- Por meio de detalhes sensoriais, como cheiros e sons.
E sempre há a possibilidade de fazer uma transição mudando o ponto de vista. Algumas histórias têm mais de um protagonista, ou co-protagonistas, cada qual responsável pelo ponto de vista de uma cena ou um capítulo. Ao iniciar a narração a partir de um ponto de vista diferente, o leitor já entenderá que houve uma transição de circunstâncias.
ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA PARA TORNAR A SUA HISTÓRIA IRRESISTÍVEL PARA O LEITOR? EU POSSO TE AJUDAR COM A LEITURA CRÍTICA, O COPIDESQUE OU O COACHING LITERÁRIO.
PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA UM ORÇAMENTO.
ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM