O ritmo controla a velocidade e a intensidade da história. Se você tiver muitas cenas de ritmo acelerado, esgotará seu leitor. Se você tiver muitas cenas lentas, vai entediar seu leitor. Você tem que encontrar uma maneira de alternar os ritmos para manter os leitores engajados na leitura. Uma das melhores maneiras de fazer isso é misturar cenas rápidas e cenas lentas.
A maioria dos escritores iniciantes descreve demais suas cenas e isso influencia o ritmo. Todos nós acabamos enchendo nossas primeiras histórias com muita descrição. Se o segredo é intercalar cenas rápidas e cenas lentas para equilibrar o ritmo, como fazer isso?
Existem algumas formas de acelerar o ritmo de suas cenas. São elas:
- Mantenha a maioria de suas frases curtas.
- Use a voz ativa.
- Elimine advérbios desnecessários.
- Não use adjetivos desnecessários.
- Tente usar os melhores substantivos e os verbos mais fortes.
- Use muitos diálogos relevantes.
Já para desacelerar o ritmo, você pode usar esses recursos:
- Ofereça mais detalhes de cenário.
- Faça suas frases mais longas.
- Use a voz passiva.
- Use alguns adjetivos.
- Inclua mais reflexão interna do personagem com o ponto de vista, junto com o diálogo.
Exercícios para equilibrar o ritmo da história
Existem alguns exercícios que podem lhe ajudar a equilibrar o ritmo da história.
- Liste as cenas de ação e reação. Cenas de ação são aquelas cenas com ritmo mais rápido onde “algo acontece”. Não precisa, necessariamente, ser uma cena de luta ou perseguição. Pode ser uma cena de discussão, por exemplo. Nesse caso, a ação é verbal, há uma disputa verbal entre personagens. Cenas de reação são cenas com ritmo mais lento. É quando os personagens refletem sobre algo que aconteceu, planejam algo que vão fazer ou demonstram seu estado de espírito, por exemplo. O ideal é que metade sejam cenas de ação e metade cenas de reação. Ou 1/4 de cenas de reação e 3/4 de cenas de ação.
- Pegue um trecho da sua história e leia em voz alta. Você encontrará aquelas partes da história que são repetitivas e aquelas que são forçadas. Você perceberá que ficou entediado quando não consegue se lembrar do que acabou de ler. Olhe para essas partes novamente e pergunte-se:
- Tenho muitos advérbios e adjetivos?
- Estou usando a voz ativa?
- Tenho diálogo suficiente?
- Estou contando demais e não mostrando o suficiente?
- Eu realmente preciso dessa cena no meu livro?
Lembre-se que o objetivo é não deixar o leitor exausto por estar o tempo inteiro com o ritmo intenso nem deixá-lo acomodado porque o ritmo é lento demais. Boa escrita!
ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA PARA TORNAR A SUA HISTÓRIA IRRESISTÍVEL PARA O LEITOR? EU POSSO TE AJUDAR COM A LEITURA CRÍTICA, O COPIDESQUE OU O COACHING LITERÁRIO.
PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA UM ORÇAMENTO.
ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM